Fazer da leitura um hábito. Este é o propósito que permeou a rica história da Livraria Vanguarda na cidade de Pelotas e na região em seus 25 anos, completados neste domingo (25). Com mais de 300 mil livros dispostos nos seus variados espaços, a livraria sempre primou por oportunizar aos leitores o contato de perto com as maiores novidades do universo literário, prestando um serviço aos que já são apaixonados por livros e também incentivando o desenvolvimento da leitura naqueles que não têm o costume.
Um exemplo dessa relação é a Gisele Peres. Com 70 anos de idade, revela que é apegada a livros desde a adolescência. A leitora se tornou cliente fiel da Vanguarda há cerca de oito anos. "Livrarias são tudo de maravilhoso que existe. Quando mergulho num livro meu pensamento voa, vivo muitas vidas. A Carol, hoje gerente da livraria, teve a sensibilidade de entender meu gosto literário e me mantém informada dos livros que estão sendo lançados. Normalmente, compro duas vezes por mês, de 5 a 8 livros por vez", disse.
A livraria pode desempenhar conexão com outros mundos, por meio dos seus livros. Cliente fiel da Vanguarda há dez anos, Luana Teixeira, de 27, diz que sempre teve o hábito da leitura, porém o elo ficou mais forte a partir do momento em que seu namorado, Giuseppe Viscardi, passou a fazer parte da família de vanguardeiros. "A leitura é para mim um hobby, onde eu consigo manter minha mente e a alma conectados em outros aspectos da minha vida. Ler é essencial e faz parte do meu dia a dia", avalia Luana.
Gerações de leitores
Elisabete Lovatel, proprietária da Livraria Vanguarda, diz que os clientes fazem parte do crescimento da empresa durante toda a sua trajetória e, portanto, tratar com excelência e valorizar essas pessoas é essencial. "Uma coisa que é muito legal e eu fico bem feliz quando as pessoas me dizem: 'lá na Vanguarda tem um tijolinho meu'. Porque elas fizeram a própria faculdade, compraram os livros, se formaram, casaram, tiveram filhos, compraram livros para os filhos. Esses filhos cresceram, já são nossos clientes. Então, é muito comum a gente atender três ou quatro gerações", contou Lovatel.
Uma conversa com a história
1999 - A trajetória da Vanguarda nasceu do amor por livros que seus proprietários, Elisabete e Gerson Lovatel, cultivam até hoje, e que, nos primórdios, norteou o início do trabalho técnico realizado no interior da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A vontade de expandir o negócio também para a área literária fez com que o casal decidisse abrir a primeira livraria propriamente dita, que atenderia além dos livros técnicos, os de literatura. "Tudo que a editora lança, a gente recebe uma cópia. Com isso, a gente se mantém no mercado muito atualizado", explicou Elisabete.
2002/2009 - Em outubro de 2002 é aberta a primeira filial na cidade de Rio Grande, que sete anos depois foi para um novo endereço. Um grande investimento, com crédito crédito ao potencial cultural da região, com auditório, cafeteria e espaço infantil.
2010 - Nasce a "Vanguardinha" para atender ao público infantil e infanto juvenil. Desde então, acontece semanalmente a hora do conto nas lojas, como incentivo à leitura e à aproximação de pais e filhos através das histórias e dos livros.
2013 - No interior da UCPel, foi inaugurada a Livraria Vanguarda Técnicos. Com foco em livros técnicos para melhor atender os professores, alunos e profissionais. No mesmo ano, surge uma nova estrutura: a Livraria Vanguarda no Shopping Pelotas. O projeto inovador tem o conceito de uma célula - espaço dentro do espaço - gerando atração ao núcleo, composto por livros, elementos vitais para a formação do homem. "Quando passamos a atender esse público novo, atendemos mais adolescentes, pessoas que achavam que não gostavam de ler. Houve uma ampliação".
2015 - É inaugurada a Livraria Vanguarda do Partage Shopping Rio Grande e a cidade recebe uma loja grandiosa, moderna, espaçosa, com design inovador e auditório totalmente independente, com amplo espaço.
2019 - Ocorre o lançamento do e-commerce, com o objetivo de proporcionar mais um canal de atendimento oferecendo comodidade e praticidade aos clientes.
2023 - É lançado o VangCast, o podcast da Livraria Vanguarda, mostrando como as pessoas fazem coisas extraordinárias quando se apoiam em grandes livros. Em abril, a Vanguarda ganha o prêmio de Livraria do Ano pelo Prêmio PublishNews, através de voto popular.
2024 - Logística e administrativo em um novo espaço. Estendendo as fronteiras, agora a livraria está no Parque Una. O Edifício Vanguarda é o novo endereço. "A gente procura cada vez mais estar onde as pessoas estão".
Deixe seu comentário